Como se preparar para uma boa protetização


AMPUTAÇÃO DO MEMBRO INFERIOR

Tão importante quanto uma boa prótese, é uma boa cirurgia com corretas inserções musculares e nervosas e bom coxim terminal. Conheça os níveis de amputações dos membros inferiores.
imagem : fisioweb








ENFAIXAMENTO DO COUTO PARA REDUÇÃO

Caros amigos, o uso da faixa elástica é indispensável, quando o paciente é acometido a amputação o coto permanece como volume bastante acentuado devido ao acúmulo de líquidos nesta região, esta condição é chamado edema e para que a prótese se adapte ao coto é preciso fazer a redução deste edema, por isso, torna-se indispensável o uso da faixa elástica associada aos procedimentos fisioterápicos necessários.

EM AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL



É importante ter atenção à pressão, não pressionar demais o coto pois pode dificultar a circulação, deve ser maior na ponta (parte distal), e diminuindo à medida que for subindo.


EM AMPUTAÇÃO TRANSFEMURAL










Geralmente a faixa elástica vem em tamanho insuficiente para o enfaixamento de coxa, por isso, é preciso aumentar o comprimento costurando uma ponta a outra, utilize quantas forem necessário para a completa acomodação das partes moles.



POSIÇÕES CORRETAS QUE O AMPUTADO DEVE ADOTAR

AMPUTADOS DE COXA:
- SENTAR-SE SEMPRE COM O COTO EM POSIÇÃO ANATÔMICA;
PREFERIVELMENTE DEITAR-SE SEMPRE DE BRUÇOS;
- EVITAR QUE O COTO PERMANEÇA FLETIDO ( PARA FRENTE), ABDUZIDO (PARA FORA), ADUZIDO ( PARA DENTRO).
- QUANDO ESTIVER EM PÉ MANTÊ-LO O MAIS RETO POSSÍVEL.
AMPUTADOS DE PERNA:
- MANTER O JOELHO ESTENDIDO ( COTO ALINHADO COM A COXA);
- QUANDO FICAR SENTADO POR ALGUMAS HORAS, PÔR UMA CADEIRA OU UM BANCO À SUA FRENTE, PARA APOIAR O COTO.


 A DOR FANTASMA

Ehde (2000) afirma que a dor fantasma é definida com sensação de dor percebida pela falta de uma parte do membro amputado, enquanto que a dor de membro residual é percebida na origem da porção residual do membro. Para Friedmann (1994) e May (2003) a dor fantasma pode ser distinguida da sensação fantasma, dor no coto e dor referida. Se a sensação no membro for dolorosa, incómoda e desagradável, com fortes parestesias, ela é designada de dor fantasma. A sensação fantasma geralmente ocorre e é esperada, ao passo que a dor fantasma não o é. Partes que foram esmagadas e aquelas na qual a ablação foi retardada são geralmente mais dolorosas do que as que foram removidas imediatamente por condições não dolorosas. A mudança de alguns valores internos já estabelecidos, referentes tanto a situação de perda como da auto-imagem e auto-estima deve ser trabalhada para propiciar melhor elaboração e aceitação da perda ocorrida, bem como enfrentar a depressão decorrente da situação.

A PRÓTESE
Existem no mercado vários modelos de próteses que fazem as mesmas funções, com algumas diferenças no conforto para o paciente. Os tipos de próteses são basicamente dois: Endoesqueléticas (aquelas com componentes modulares ou seja metal)  e as Exoesqueléticas (confeccionadas inteiramente em resina). As melhores são as Endo. 
O melhor tipo de prótese é aquela que atende a necessidade do paciente em altura, comforto peso e etc, vários fatores devem ser observados antes da escolha: idade do paciente, peso, condição física e etc.


Resina Exoesquelética: Confeccionada em resina acrílica, com reforço em fibra de carbono, pé sach. Menor custo porém mais pesada e menor possibilidade de modificação de alinhamento.Tubular Endoesquelética:
Material Tubular em aço, alumínio ou titânio. Soquete confeccionado em resina com reforço em fibra de carbono. Revestimento cosmético e meia na cor da pele.

Resina Exoesquelética:
Confeccionada em resina, com reforço em fibra de carbono, joelho em madeira articulado nacional ou importado, pé sach ou articulado.
Menor custo, porém mais pesada.
Tubular Endoesquelética:
Material Tubular em aço, alumínio ou titânio. Soquete confeccionado em resina com reforço em fibra de carbono. Revestimento cosmético e meia na cor da pele. Pé Sach ou Articulado e joelho de acordo com o nível de atividade, peso e idade do paciente.



ENCAIXES PARA PRÓTESES DE MEMBROS INFERIORES 


O encaixe tem importância fundamental para a qualidade final de uma prótese, independentemente se esta é convencional ou modular. Ele é o elo de ligação entre o coto e a parte distal da mesma, e erros de confecção não podem ser compensados pelo alinhamento ou componentes de última geração.
O encaixe deve satisfazer os seguintes requisitos básicos:

a) envolvimento preciso do coto
b) a não inibição da circulação sanguínea
c) contato total
d) maior descarga distal possível

a) Envolvimento preciso do coto

O volume interno do encaixe deve acolher todo o coto, incluindo os tecidos moles, isto é, deve-se evitar a formação de um cinturão de tecidos moles na altura do bordo.
Por outro lado, não pode haver folga entre as paredes do encaixe e o coto, o que ocasionaria um "pistonamento" durante a marcha, ou a formação de uma pseudo-artrose entre o coto e o encaixe.

b) Não inibição da circulação sanguínea

Ao confeccionar o encaixe, é importante evitar entranhas na região proximal do encaixe, o que inibe o retorno de sangue venoso. Isto pode ocorrer, por exemplo, quando não existe contato na parte distal do encaixe, e quando a parte proximal é mais justa para segurar o encaixe.
De modo geral, a forma do encaixe não deve prejudicar a circulação arterial, venosa e linfática, o que torna a protetização de pacientes com problemas vasculares extremamente difícil.

c) Contato total

Quanto maior a superfície de contato do coto com as paredes do encaixe, melhor é a suspensão da prótese.
Normalmente toda a região do coto suporta pelo menos um contato. Vale salientar que o contato total estimula a circulação do sangue.

d) Descarga distal

A descarga distal tem uma importância muito grande para o usuário da prótese, já que transmite a sensação de pressão proveniente do solo, ao colocar peso sobre a prótese. Quanto maior a descarga distal, menor é a pressão sobre as regiões proximais do coto.

ENCAIXES PARA AMPUTAÇÕES ABAIXO DO JOELHO
Tipos de encaixe:

Os três tipos de encaixes para próteses abaixo do joelho mais utilizados são: PTB, PTS, KBM.

PTB (Patella Tendon Bearing)

A descarga de peso é feita sobre o tendão patelar. O bordo proximal do encaixe termina a nível do centro do joelho. A suspensão da prótese é feita através de uma correia supracondiliana, que envolve a perna de forma circular pouco acima do joelho.
A desvantagem deste tipo de suspensão é o perigo de estrangulamento da região acima do joelho, o que pode inibir a circulação sanguínea.
KBM ( Kondylen Bettung Münster)

A descarga de peso é feita sobre o tendãopatelar, como no encaixe tipo PTB. Os encaixes diferenciam-se na forma do bordo proximal. A patela encontra-se totalmente livre, e o bordo possui duas orelhas que envolvem os côndilos medial e lateral. O encaixe exerce pressão acima do côndilomedial, e a diminuição da medida médio-lateral garante uma boa suspensão da prótese, sem a necessidade de uma correia.Atualmente é a mais usada por proporcionarmelhor resultado em todos os aspectos.



PTS ( Prótese Tibiale Supracondylienne)

A diferença é o envolvimento total da patela, isto é, o bordo ventral superior termina acima da patela, exercendo pressão sobre o quadríceps. Além da suspensão supracondiliana cria-se mais um ponto de fixação do encaixe entre o quadríceps e a musculatura de flexão.
Este sistema de encaixe é indicado para cotos extremamente curtos, mas tem desvantagens do aspecto cosmético. O bordo ventral superior fica extremamente saliente ao sentar-se, isto é, na posição fletida.


ENCAIXE PARA DESARTICULAÇÃO DO JOELHO
A desarticulação do joelho é um nível de amputação que ganhou muita importância nos últimos anos, devido as ótimascaracterísticas do coto, quepossibilita boa descarga de peso na parte distal, sem a necessidade de apoio sobre atuberosidade isquiática. Consequentemente, o bordo proximal não precisa ser demasiadamente  alto, o que  aumenta o conforto de uso.
O encaixe em resina acrílicapossibilita um bom contato total. O encaixe interno macio fabricado em polifórmio é mais espesso na região proximal doscôndilos, proporcionandosegurança e uma boa suspensão da prótese. Desta maneira, não é necessário a utilização de uma válvula de sucção para este nível de amputação.
A precisão e a qualidade do encaixe é de importância fundamental para o resultado da reabilitação, e depende da habilidade e a experiência do técnico ortopédico. É importante respeitar a formaanatômica do coto e aliviar a pressão nos pontos mais críticos, aoconfeccionar o encaixe.


CUIDADOS COM A PRÓTESE

1- Água, suor e umidade são perigosos aos componentes da prótese, causando oxidação e ferrugem.

2- A higiene é muito importante. O acúmulo de suor dentro do encaixe, além de mal cheiro, pode causar problemas dermatológicos.
3- Para remover as secreções acumuladas, use um pano ou esponja levemente umedecidos com água e sabão neutro, álcool ou uma solução antisséptica.
Lembre-se prevenir é o melhor remédio.

A PRÓTESE DE BANHO













O que é a prótese de banho? 
É uma prótese confeccionada sem componentes modulares, ou seja, sem componentes metálicos, por ser produzida inteiramente em resina ela torna-se adequada para ser utilizada em ambiente aquático, bem como, em áreas de salitre, após o seu uso deve ser limpa e enxuta para que tenha maior durabilidade.

colaboração do blog http://ortotecnica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário