Historia e trabalhos desenvolvidos pela (ASDEPB)



A (ASDEPB) Associação dos Deficientes do Compartimento da Borborema , fundada em 04 de março de 2003, localizada na rua Drº João Moura,56-Bairro:São José nesta cidade, tem o compromisso registrado em seu estatuto de lutar pelos direitos das pessoas com deficiências.



A frente desta Instituição uma diretoria formada por pessoas com deficiência os quais são: O presidente Srº Valmir Tavares Dutra,o vice presidente Srº Josias Paulino de Oliveira, o secretario Srº Rodrigo Leite de Lima, e o tesoureiro Srº Radames Cordeiro de Morais,A associação tem seu cadastro junto com CMES- Conselho Municipal de Assistência Social, desde fevereiro de 2006, e possui reconhecimentos de utilidade publica Municipal e Estadual, A associação visando o bem estar social das pessoas com deficiência possui um convenio junto com a prefeitura Municipal da cidade de Campina Grande que são: a triagem de órtese e prótese junto a secretaria Municipal de Saúde, a triagem de documentos de passe livre Municipal, junto a STTP; a reforma de nossa sede junto a SOSUR e a marcação de exame de tipagem sanguínea para emissão do passe livre,junto a SMS, adicionalmente parcerias com a FUNAD - Fundação de Centro de Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência na triagem do passe livre inter-municipal e encaminhamento através do IPEP para o mercado de trabalho. Hoje a associação tem encaminhado muitos associados parra o mercado de trabalho, oferecendo cursos gratuitos do SENAI, em todas as modalidade, e a Associação tem se empenhado na orientação do Direitos nas carteiras de Gratuidades no transportes nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

As políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência são recentes no Brasil. Somente com a Constituição Federal de 1988 é que há um grande passo para implementação de ações que beneficiem diretamente essas pessoas, reconhecendo a necessidade de promover e protegê-las das diversidades de obstáculos na sociedade, as quais inibem suas autonomias de locomoção e suas capacidades produtivas. A Constituição reconheceu a importância de acessibilidade aos meios físicos, sociais, econômicos, culturais, à saúde, educação, transporte, informação e comunicação, possibilitando as pessoas com deficiência o pleno desfrute de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.
No entanto, a implementação dessas Leis ainda carece de ações concretas. As Leis, por si sós, não garantem o pleno gozo dos direitos, pois faltam ações no sentido de permitir que os direitos dos deficientes sejam respeitados. É preciso, não só por parte do poder público como também da sociedade, a promoção, a formulação e a avaliação de políticas, planos, programas e ações que visem à equiparação de oportunidades para as pessoas que tenham algum tipo de deficiência, erradicando as barreiras atitudinais e ambientais, proporcionando a sua plena e efetiva participação na sociedade com iguais oportunidades com as demais pessoas.

Estima-se que no Brasil haja pelo menos 28 milhões de pessoas com deficiência. Em Campina Grande/PB são 55 mil. Isto requer uma mudança de postura nas políticas públicas uma vez que a demanda é muito grande para o número de ações voltadas para esse público. Os poderes públicos não conseguem atender a todas as demandas. Por causa disso, entidades não governamentais contribuem para implementação de tais políticas, auxiliando no oferecimento de serviços de reabilitação e na garantia de seus direitos.
Dessa forma, a Associação de Deficientes do Compartimento da Borborema – ASDEPB – oferece diversos serviços para os deficientes do estado da Paraíba, dentre eles, o serviço de reabilitação. Este se trata de um serviço voltado para a saúde do deficiente, garantindo um conhecimento maior sobre sua deficiência, podendo ser restrita a restauração de funções quanto pode vincular-se ao processo de participação social da pessoa com deficiência, realizando um trabalho para a diminuição das dificuldades tendo em vista que temos em nossa cidade diversos tipos de deficiência as quais necessitam anualmente da substituição de suas Òrteses e suas Próteses.

Em Campina Grande, os Principais tipos de Órteses e próteses, sao dispositivos ultilizados na area de saúde, com a finalidade de melhorar a capacidade funcional do individuo, alinhando e prevenindo e até corrigindo deformidades das partes móveis do corpo, os quais utilizam espaço físico e equipamentos adequados às diversidades da deficiência, integrado com o ambiente e com intuito de intervenção com vistas a adaptações dentro do universo anatômicos e fisiológicos.

Por conta disto, existe uma emergência de atendimento de Órteses e Próteses no município e região. Por entender que a demanda é muito grande a ASDEPB objetiva oferecer Serviço de Fisioterapia especializada em reabilitação para usuário de Órtese e Prótese. A entidade recebe e acompanha cerca de 500 deficientes por mês, oferecendo diversos serviços que vai desde a reabilitação até o oferecimento de assessoria jurídica, perpassando por qualificação profissional e atenção à saúde e educação. Porém, o serviço de órteses e próteses é o mais procurado.

Há uma necessidade e urgência deste serviço para que muitos dos usuários possam de fato ser autônomo em vida societária. Porém, para o oferecimento do serviço é necessário à aquisição de Prótese e Òrteses tais como Cadeiras de Rodas, Cadeiras Higiênicas, Cadeira Especiais, Cadeira sob-medida, Cadeiras Tetraplégicas, Aparelho Tutores, Botas Ortopédicas, Calhas, Calhas Bilateral, Próteses Transfemoral, Próteses Transtibial, Proses Mamaria, dentre outros, sempre com acompanhamento técnico específicos para trabalhos fisioterápicos como recursos humanos para os desenvolvimentos dos trabalhos. Ambos requerem uma volumosa disposição de recursos. Dessa forma, a parceria com órgãos públicos é fundamental para a oferta desses serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário